O papel do professor na EaD
O Ensino a Distância modifica a relação de aprendizado do modelo de escola
comum, para um modelo mais descentralizado e flexível. Ele também reverte a
dinâmica social, levando a escola ao aluno, ao invés do aluno à escola, redefinindo o significado da presença do professor presente na sala de aula, que devem assumir novas habilidades para assumir o papel de educadores a distância.
À primeira vista, o computador pode ser encarado como um rival para o professor, mas ao motivar-se e envolver-se, o educador descobrirá no computador um aliado, que poderá lhe auxiliar a conduzir e reforçar o aprendizado em classe. A tecnologia aumenta a capacidade do professor em prender a atenção do aluno e melhorar seu desempenho.
O apoio do professor é imprescindível para a garantia de um ensino de qualidade, pois o computador sozinho não desenvolve nenhuma atividade e nem proporciona melhora alguma na aprendizagem do aluno, a função do computador é ajudar o professor em seu trabalho e na obtenção de bons resultados.
O professor deve motivar, avaliar e principalmente apoiar o aluno. Sua missão é acompanhar a evolução pedagógica do aluno, sendo capaz de delinear quais serão os objetivos esperados na realização do curso.
Existem diferentes comportamentos entre os professores, há os que se sentem
pressionados e estabelecem resistência às mudanças, outros não se interessam
pela novidade e nem se esforçam em conhecer seu conteúdo, e ainda outros que
acreditam e conseguem criar ambientes tecnológicos trazendo bons resultados
educacionais.
Um dos fatores primordiais para solidificar a informática na educação é a
preparação dos professores e este desafio envolve mudanças de atitudes, idéias,
valores e concepções num processo de transformações, de reconstrução. Com
professores qualificados e preparados a utilização dos recursos da informática
será muito mais eficiente. Trabalhando juntos, o computador assume o papel de
levar o conhecimento e o professor facilita então o processo de desenvolvimento
intelectual do aluno, criando ambientes propícios à aprendizagem.
Na mudança do paradigma educacional, o componente fundamental para a
interação aluno-computador é a formação de novos profissionais. Para que a proposta pedagógica seja alcançada, utilizando o processo de informática educativa, são necessários professores habilitados, comprometidos com tarefas pedagógicas fundadas na realidade concreta da escola, juntamente com profissionais da informática para que haja uma troca de informações trazendo assim novas possibilidades de um trabalho educativo inovado. O professor deve
ser capaz de interagir o computador com os conteúdos e atividades de cada
disciplina, dominando o computador como ferramenta para utilização dos
diferentes softwares educacionais.
Certamente para alcançar os resultados esperados, serão
necessários muito trabalho e bastante disciplina. Aos educadores fica a
responsabilidade de decidir qual estratégia adotar, como conciliar as
capacidades da tecnologia ao desenvolvimento de um programa de estudos voltados
para as necessidades do ensino. Com a combinação dos meios, será possível
alcançar os objetivos desejados.
São constantes as inovações no mundo, por isso é necessário saber aprender e
este é o papel do professor: aprender a ensinar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário