"A geração do novo na história, dá-se freqüentemente de modo imperceptível para os contemporâneos, já que suas sementes começam a se impor quando ainda o velho é quantitativamente dominante. É exatamente por isso que a “qualidade” do novo pode passar despercebida." (Milton Santos).

domingo, 2 de setembro de 2012

EaD - Definindo um novo comportamento acadêmico

O papel do professor na EaD

 
O Ensino a Distância modifica a relação de aprendizado do modelo de escola comum, para um modelo mais descentralizado e flexível. Ele também reverte a dinâmica social, levando a escola ao aluno, ao invés do aluno à escola, redefinindo o significado da presença do professor presente na sala de aula, que devem assumir novas habilidades para assumir o papel de educadores a distância.
 
 À primeira vista, o computador pode ser encarado como um rival para o professor, mas ao motivar-se e envolver-se, o educador descobrirá no computador um aliado, que poderá lhe auxiliar a conduzir e reforçar o aprendizado em classe. A tecnologia aumenta a capacidade do professor em prender a atenção do aluno e melhorar seu desempenho.
 
O apoio do professor é imprescindível para a garantia de um ensino de qualidade, pois o computador sozinho não desenvolve nenhuma atividade e nem proporciona melhora alguma na aprendizagem do aluno, a função do computador é ajudar o professor em seu trabalho e na obtenção de bons resultados.
 
O professor deve motivar, avaliar e principalmente apoiar o aluno. Sua missão é acompanhar a evolução pedagógica do aluno, sendo capaz de delinear quais serão os objetivos esperados na realização do curso.
 
Existem diferentes comportamentos entre os professores, há os que se sentem pressionados e estabelecem resistência às mudanças, outros não se interessam pela novidade e nem se esforçam em conhecer seu conteúdo, e ainda outros que acreditam e conseguem criar ambientes tecnológicos trazendo bons resultados educacionais.

Um dos fatores primordiais para solidificar a informática na educação é a preparação dos professores e este desafio envolve mudanças de atitudes, idéias, valores e concepções num processo de transformações, de reconstrução. Com professores qualificados e preparados a utilização dos recursos da informática será muito mais eficiente. Trabalhando juntos, o computador assume o papel de levar o conhecimento e o professor facilita então o processo de desenvolvimento intelectual do aluno, criando ambientes propícios à aprendizagem.
 
Na mudança do paradigma educacional, o componente fundamental para a interação aluno-computador é a formação de novos profissionais. Para que a proposta pedagógica seja alcançada, utilizando o processo de informática educativa, são necessários professores habilitados, comprometidos com tarefas pedagógicas fundadas na realidade concreta da escola, juntamente com profissionais da informática para que haja uma troca de informações trazendo assim novas possibilidades de um trabalho educativo inovado. O professor deve ser capaz de interagir o computador com os conteúdos e atividades de cada disciplina, dominando o computador como ferramenta para utilização dos diferentes softwares educacionais.
 
 Certamente para alcançar os resultados esperados, serão necessários muito trabalho e bastante disciplina. Aos educadores fica a responsabilidade de decidir qual estratégia adotar, como conciliar as capacidades da tecnologia ao desenvolvimento de um programa de estudos voltados para as necessidades do ensino. Com a combinação dos meios, será possível alcançar os objetivos desejados.
 
São constantes as inovações no mundo, por isso é necessário saber aprender e este é o papel do professor: aprender a ensinar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário