O papel do professor na EaD
O Ensino a Distância modifica a relação de aprendizado do modelo de escola 
comum, para um modelo mais descentralizado e flexível. Ele também reverte a 
dinâmica social, levando a escola ao aluno, ao invés do aluno à escola, redefinindo o significado da presença do professor presente na sala de aula, que devem  assumir novas habilidades para assumir o papel de educadores a distância.
 À primeira vista, o computador pode ser encarado como um rival para o  professor, mas ao motivar-se e envolver-se, o educador descobrirá no computador  um aliado, que poderá lhe auxiliar a conduzir e reforçar o aprendizado em  classe. A tecnologia aumenta a capacidade do professor em prender a atenção do  aluno e melhorar seu desempenho.
O apoio do professor é imprescindível  para a garantia de um ensino de  qualidade, pois o computador sozinho não desenvolve nenhuma atividade e nem  proporciona melhora alguma na aprendizagem do aluno, a função do computador é  ajudar o professor em seu trabalho e na obtenção de bons resultados. 
O professor deve motivar, avaliar e principalmente apoiar o aluno. Sua missão  é acompanhar a evolução pedagógica do aluno, sendo capaz de delinear quais serão  os objetivos esperados na realização do curso. 
Existem diferentes comportamentos entre os professores, há os que se sentem 
pressionados e estabelecem resistência às mudanças, outros não se interessam 
pela novidade e nem se esforçam em conhecer seu conteúdo, e ainda outros que 
acreditam e conseguem criar ambientes tecnológicos trazendo bons resultados 
educacionais. 
Um dos fatores primordiais para solidificar a informática na educação é a 
preparação dos professores e este desafio envolve mudanças de atitudes, idéias, 
valores e concepções num processo de transformações, de reconstrução. Com 
professores qualificados e preparados a utilização dos recursos da informática 
será muito mais eficiente. Trabalhando juntos, o computador assume o papel de 
levar o conhecimento e o professor facilita então o processo de desenvolvimento 
intelectual do aluno, criando ambientes propícios à aprendizagem. 
Na mudança do paradigma educacional, o componente fundamental para a 
interação aluno-computador é a formação de novos profissionais. Para que a proposta pedagógica seja alcançada,  utilizando o processo de informática educativa, são necessários professores  habilitados, comprometidos com tarefas pedagógicas fundadas na realidade  concreta da escola, juntamente com profissionais da informática para que haja  uma troca de informações trazendo assim novas possibilidades de um trabalho  educativo inovado. O professor deve 
ser capaz de interagir o computador com os conteúdos e atividades de cada 
disciplina, dominando o computador como ferramenta para utilização dos 
diferentes softwares educacionais.
 Certamente para alcançar os resultados esperados, serão 
necessários muito trabalho e bastante disciplina. Aos educadores fica a 
responsabilidade de decidir qual estratégia adotar, como conciliar as 
capacidades da tecnologia ao desenvolvimento de um programa de estudos voltados 
para as necessidades do ensino. Com a combinação dos meios, será possível  
alcançar os objetivos desejados. 
 
São constantes as inovações no mundo, por isso é necessário saber aprender e 
este é o papel do professor: aprender a ensinar! 
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