O papel do aluno em EaD
Na educação à distância, o aluno deverá ter uma participação ativa na construção
de seu próprio conhecimento, permitindo-o entrar em contato
com seus potenciais, a fim de desenvolvê-los e ao mesmo tempo suprir as
dificuldades e deficiências identificadas, tendo que se dedicar mais,
buscar mais, autogerenciar o aprendizado.
As salas de aula online provocaram mudanças nos papéis do aluno em relação ao ambiente educacional tradicional, pois no aprendizado on-line, o aluno deixa de ser passivo e passa a atuar como
coadjuvante do professor, lendo, escrevendo e auxiliando no intercâmbio de
informações.
Criou-se então um novo perfil para o aluno, onde as caracterísiticas predominantes são: autonomia e motivação pessoal, independência, autodisciplina, habilidades para gerir o tempo.
Nem é preciso mencionar que, para o sucesso do aprendizado online, o aluno deve ter um bom conhecimento de informática, possibilitando o acesso às diversas mídias utilizadas como ferramentas educacionais. Quando utilizar ambientes mediados por computador, os alunos poderão dialogar entre si ou com professores como em um
“bate-papo” trocando idéias sobre o curso e apresentando trabalhos
aos seus colegas, colaborando para a construção do conhecimento de ambos.
Na interatividade online, as trocas fazem
com que todos participem e busquem alternativas para um aprendizado mais
efetivo, tornando ainda mais
atraente o aprendizado. Trabalhando de forma cooperativa, os alunos são levados à
refletir sobre o pensamento dos outros, respeitando-se, ajudando-se, trocando e
aceitando idéias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário