"A geração do novo na história, dá-se freqüentemente de modo imperceptível para os contemporâneos, já que suas sementes começam a se impor quando ainda o velho é quantitativamente dominante. É exatamente por isso que a “qualidade” do novo pode passar despercebida." (Milton Santos).

terça-feira, 11 de setembro de 2012

EaD - Definindo um novo comportamento acadêmico II

 O papel do aluno em EaD

 

 Na educação à distância, o aluno deverá ter uma participação ativa na construção de seu próprio conhecimento, permitindo-o entrar em contato com seus potenciais, a fim de desenvolvê-los e ao mesmo tempo suprir as dificuldades e deficiências identificadas, tendo que se dedicar mais, buscar mais, autogerenciar o aprendizado.

 As salas de aula online provocaram mudanças nos papéis do aluno em relação ao ambiente educacional tradicional, pois no aprendizado on-line, o aluno deixa de ser passivo e passa a atuar como coadjuvante do professor, lendo, escrevendo e auxiliando no intercâmbio de informações.
Criou-se então um novo perfil para o aluno, onde as caracterísiticas predominantes são: autonomia e motivação pessoal, independência, autodisciplina, habilidades para gerir o tempo.

Nem é preciso mencionar que, para o sucesso do aprendizado online, o aluno deve ter um bom conhecimento de informática, possibilitando o acesso às diversas mídias utilizadas como ferramentas educacionais. Quando utilizar  ambientes mediados por computador, os alunos poderão dialogar entre si ou com professores como em um “bate-papo” trocando idéias sobre o curso e apresentando trabalhos aos seus colegas, colaborando para a construção do conhecimento de ambos. 

Na interatividade online, as trocas fazem com que todos participem e busquem alternativas para um aprendizado mais efetivo, tornando  ainda mais atraente o aprendizado. Trabalhando de forma cooperativa, os alunos são levados à refletir sobre o pensamento dos outros, respeitando-se, ajudando-se, trocando e aceitando idéias.




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