"A geração do novo na história, dá-se freqüentemente de modo imperceptível para os contemporâneos, já que suas sementes começam a se impor quando ainda o velho é quantitativamente dominante. É exatamente por isso que a “qualidade” do novo pode passar despercebida." (Milton Santos).

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

O ensino-aprendizagem de matemática tendo como alternativa as mídias digitais


Atualmente com uso de novas tecnologias na sociedade, vem se desenvolvendo no campo educacional o uso da informática como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem.  Os educadores, de forma geral, nem sempre têm clareza das razões fundamentais pelas quais recursos tecnológicos são importantes para o ensino-aprendizagem de matemática, ou qualquer outra disciplina, mas na área do ensino da matemática, já percebem que ao passar dos anos, os alunos demonstram menos conhecimento dos conceitos fundamentais da disciplina. Mesmo que eles conheçam as definições ou enunciados de alguns conceitos, dificilmente vão conseguir aplicá-los na resolução de problemas. As definições matemáticas a que tais enunciados se referem não parecem possuir qualquer elemento concreto para os alunos, os quais por sua vez, se mostram incapazes de interpretá-las de alguma forma. São situações como essa que levam o educador a perceber a grande necessidade do uso de diferentes estratégias pedagógicas, entre elas a inserção de novas tecnologias como recurso didático.

Outra dificuldade encontrada pelos educadores é conseguir decidir em que situação ou momento devem introduzir o uso de novas tecnologias. Não raramente, costuma-se justificar a importância desses elementos apenas pelo caráter incentivador, acreditando que é função do educador deixar as aulas mais alegres, para que os alunos possam gostar da disciplina ou do professor, e se esquecem de que também, e principalmente, a função do professor é fazer com estes alunos, através da utilização de recursos tecnológicos, faça um elo entre teoria a prática.

O papel do educador é fundamental nas propostas de inovações, até mesmo porque a qualidade de um ambiente tecnológico de ensino depende muito mais de como ele é explorado didaticamente, do que de suas características técnicas. A simples presença de novas tecnologias na escola não é por si só uma garantia de maior qualidade na educação, pois a modernidade pode mascarar um ensino tradicional, baseado na recepção e na memorização de informações.

                A utilização do computador é uma poderosa ferramenta para melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem. As novas tecnologias, em especial na área da informática, estão cada vez mais presentes no cotidiano dos alunos, sendo que aqueles que não se adaptarem com essa realidade, correm o risco de serem considerados analfabetos tecnológicos.

Mas é bom salientar que a prática docente com o uso de softwares e aplicativos em geral envolve diversas discussões e estudo entre os educadores na busca de dominar e aumentar seu conhecimento. Contudo, exige também um tempo maior de preparação por parte dos professores para se sentirem aptos a utilizar essas tecnologias em suas aulas. Conhecendo a realidade da grande maioria dos professores brasileiros, sabemos que não dispõem deste tempo, o que acarreta em deixarem de lado a intenção de utilização de um software ou aplicativo para desenvolvimento de suas disciplinas.

Mas aqueles que decidem fazer uso deste recurso devem ter em mente que depois de escolhido um software ou aplicativo, ter estudado o seu funcionamento e aplicações, é necessário fazer todo um planejamento do processo de ensino-aprendizagem, com objetivos bem claros de maneira que a utilização da informática na educação possa ser capaz de realmente auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, tornando-o mais eficaz e dinâmico.


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