Atualmente com uso de novas tecnologias na
sociedade, vem se desenvolvendo no campo educacional o uso da informática como
recurso didático no processo de ensino-aprendizagem. Os educadores, de forma geral, nem sempre têm
clareza das razões fundamentais pelas quais recursos tecnológicos são
importantes para o ensino-aprendizagem de matemática, ou qualquer outra
disciplina, mas na área do ensino da matemática, já percebem que ao passar dos
anos, os alunos demonstram menos conhecimento dos conceitos fundamentais da
disciplina. Mesmo que eles conheçam as definições ou enunciados de alguns
conceitos, dificilmente vão conseguir aplicá-los na resolução de problemas. As
definições matemáticas a que tais enunciados se referem não parecem possuir
qualquer elemento concreto para os alunos, os quais por sua vez, se mostram
incapazes de interpretá-las de alguma forma. São situações como essa que levam
o educador a perceber a grande necessidade do uso de diferentes estratégias
pedagógicas, entre elas a inserção de novas tecnologias como recurso didático.
Outra dificuldade encontrada pelos educadores é conseguir
decidir em que situação ou momento devem introduzir o uso de novas tecnologias.
Não raramente, costuma-se justificar a importância desses elementos apenas pelo
caráter incentivador, acreditando que é função do educador deixar as aulas mais
alegres, para que os alunos possam gostar da disciplina ou do professor, e se esquecem
de que também, e principalmente, a função do professor é fazer com estes
alunos, através da utilização de recursos tecnológicos, faça um elo entre
teoria a prática.
O papel do educador é fundamental nas propostas de
inovações, até mesmo porque a qualidade de um ambiente tecnológico de ensino
depende muito mais de como ele é explorado didaticamente, do que de suas
características técnicas. A simples presença de novas tecnologias na escola não
é por si só uma garantia de maior qualidade na educação, pois a modernidade
pode mascarar um ensino tradicional, baseado na recepção e na memorização de informações.
A utilização do computador é uma poderosa ferramenta
para melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem. As novas tecnologias, em
especial na área da informática, estão cada vez mais presentes no cotidiano dos
alunos, sendo que aqueles que não se adaptarem com essa realidade, correm o
risco de serem considerados analfabetos tecnológicos.
Mas é bom salientar que a prática docente com o uso de
softwares e aplicativos em geral envolve diversas discussões e estudo entre os
educadores na busca de dominar e aumentar seu conhecimento. Contudo, exige
também um tempo maior de preparação por parte dos professores para se sentirem
aptos a utilizar essas tecnologias em suas aulas. Conhecendo a realidade da
grande maioria dos professores brasileiros, sabemos que não dispõem deste
tempo, o que acarreta em deixarem de lado a intenção de utilização de um
software ou aplicativo para desenvolvimento de suas disciplinas.
Mas aqueles que decidem fazer uso deste recurso
devem ter em mente que depois de escolhido um software ou aplicativo, ter
estudado o seu funcionamento e aplicações, é necessário fazer todo um
planejamento do processo de ensino-aprendizagem, com objetivos bem claros de
maneira que a utilização da informática na educação possa ser capaz de
realmente auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, tornando-o mais eficaz
e dinâmico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário